Gedalias

 

[Jeová É Grande].

 

Vários personagens bíblico são chamados assim.

 

1. Cantor levita que, no tempo de Davi, foi designado por sortes para ficar encarregado do segundo dos 24 grupos de serviço de 12 músicos cada um. — 1Cr 25:3, 9, 31.

 

2. Avô do profeta Sofonias e possivelmente descendente do Rei Ezequias. — Sof 1:1.

 

 

3. Filho de Pasur; um dos príncipes em Jerusalém, que acusaram Jeremias perante o Rei Zedequias, de enfraquecer os homens combatentes e todo o povo, e que insistiram em que Jeremias fosse morto por causa disso. Esses príncipes, recebendo do rei carta branca, lançaram Jeremias numa cisterna lamacenta. — Je 38:1-6.

 

4. “Filho de Aicão, filho de Safã.” Após a destruição de Jerusalém, em 607 AEC, o Rei Nabucodonosor designou Gedalias como governador dos judeus que foram deixados na terra de Judá. Gedalias estabeleceu residência em Mispá, e o profeta Jeremias passou a morar ali. Daí, os chefes militares de Judá, que escaparam de ser capturados, sabendo que Gedalias havia sido designado governador, vieram com seus homens a ele em Mispá. Gedalias assegurou-lhes, sob juramento, que lhes iria bem, desde que continuassem a servir o rei de Babilônia, e ele os incentivou a recolher vinho, azeite e frutas de verão. Até mesmo os judeus dispersos em Moabe, Amom, Edom e outros lugares continuavam a vir a Gedalias.

 

 

 Tudo isso, evidentemente, não era do agrado de Baalis, rei de Amom, que conseguiu obter a cooperação de Ismael numa trama para assassinar o governador Gedalias. Sabendo disso, Joanã e outros chefes das forças militares aconselharam o governador a respeito disso, mas este não acreditou neles. Joanã até mesmo se chegou a Gedalias em particular e se ofereceu a frustrar a trama por matar Ismael. Mas, Gedalias não quis saber disso, pensando que se caluniava a Ismael. De modo que, quando Ismael, junto com outros dez homens, veio a Mispá, Gedalias não tomou nenhuma precaução. Passou a comer com eles; e enquanto comiam, Ismael e os homens com ele se levantaram e mataram Gedalias, bem como todos os judeus e caldeus que estavam com Gedalias. — 2Rs 25:22-25; Je 39:14; 40:5-41:3.

 

 

5. Um dos sacerdotes, no tempo de Esdras, que haviam tomado esposas estrangeiras e que prometeram despedi-las. — Esd 10:18, 19.

 

Pr Jonas Neto