A prostituição nos tempos bíblicos

Conceito - Prostituição é a prática habitual de relações sexuais em troca de algum tipo de remuneração. É uma espécie de comércio do corpo para satisfazer os prazeres carnais sem direito à escolha da pessoa. Sua origem remonta à antiguidade. 

1- A prostituição no tempo dos Israelitas era uma realidade vista com maus olhos, pois a prostituição na maior parte dos casos estava relacionada com a prostituição em templos pagãos, nos templos de Vênus, Baal, Astorete e outros deuses. Também a maioria das prostitutas eram estrangeiras o que poderia levar o israelita a abandonar a sua crença. 

 

Não era permitida, as filhas de Israel serem prostitutas sob a pena de morte: 

"E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. 

Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. 

Juntando-se, pois, Israel a Baal-Peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel. 

Disse o SENHOR a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao SENHOR diante do sol, e o ardor da ira do SENHOR se retirará de Israel. 

 Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-Peor. 

E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação. 

Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão; 

E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel.” Exodo 25:1-8 

“não trarás o salário da prostituta nem o aluguel do sodomita para a casa do Senhor teu Deus por qualquer voto, porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao Senhor teu Deus.” Deuteronômio 23:18 

Obs.: Era comum a prática da prostituição em templos pagãos gerando muitas vezes uma fonte de renda para tais religiões. 

2- No tempo de Jesus a prostituição era comum, tanto que a menciona em suas parábolas. 

“Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando- se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. 

Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. 

Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi. 

Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. 

Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele.” Mateus 21:28-32 

Fonte: Coletânea de Citações Jurídicas na Bíblia  

 

Pr Jonas Neto