Lugares em Israel

Betsaida é conhecida como a cidade de Filipe, André e Pedro, três dos discípulos de Jesus. Foi também o lugar onde Jesus curou o cego: “Chegaram a Betsaida. Trouxeram-lhe um cego e pediram que tocasse nele. (Marcos 8:22). Hoje em dia é possível ver as escavações da cidade original que Jesus conhecia tão bem. 

Kursi, no lado oriental do Mar da Galileia, é o local tradicional do Milagre dos Porcos: “Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos à manada de porcos” (Mateus 8:31). Arqueólogos descobriram as ruinas de uma Linda igreja e monastério bizantinos. 

 

Nof Ginossar é um kibutz onde há restos preservados de um barco, descoberto em 1986 depois de ter afundado há cerca de 2000 anos. 

Magdala na Galileia é provavelmente a origem do sobrenome dado a Santa Maria Madalena: “Maria, chamada Madalena, de quem saíram sete demônios” (Lucas 8:2). Magdala é conhecida hoje em dia como Migdal. 

Cana é famosa por ter sido o lugar do primeiro milagre de Jesus, a transformação da água em vinho numa festa de casamento: “Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galiléia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele.” (João 2:11). Além da peregrinação tradicional, muitos casais cristãos vêm à Cana para renovar os seus votos matrimoniais sagrados. 

Nazaré é o famoso local do grande milagre da Anunciação e da Encarnação. As pessoas que visitam Nazaré têm o privilégio de visitar e rezar na Basílica da Anunciação, no lugar onde a abençoada Virgem Maria recebeu a anunciação da “encarnação da palavra”: “O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus” (Lucas 1:35). A Igreja de S. Gabriel é uma igreja ortodoxa com uma história e uma arquitetura fascinantes. Outras igrejas em Nazaré comemoram a vida da Família Sagrada e de Jesus, por exemplo a Igreja de S. José e a Igreja Sinagoga. 

A Montanha do Precipício foi onde Jesus foi levado para ser jogado do penhasco depois do sermão na sinagoga: “com a intenção de empurrá-lo para o precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho” (Lucas 4: 29-30). A Montanha se encontra perto de Nazaré e tem vista para o Vale de Jezreel e outras paisagens da Galileia. As ruinas da Capela da Virgem do Medo se encontram perto do monte, lembrando o medo da Santa Maria quando a multidão tentou jogar Jesus no precipício.

 

 

Pr Jonas Neto